domingo, 28 de março de 2010

Habilidades de Manipulação


-O maior número de habilidades de manipulação surge entre 2-3 anos
-Manipulação é o movimento do objeto na mão para alcançar uma tarefa.
-Habilidade Manipulativa é o processo de usar a mão para ajustar um objeto de forma a posicioná-lo de maneira mais efetiva na mão para seu uso,posicionamento ou soltura.
-A manipulação é uma habilidade que ocorre apenas em relação aos objetos.
-A manipulatção possui grande impacto na realização efetiva de tarefas motoras finas(abotoar,escrever,recortar,amarrar cadarço)
-As habilidades de manipulação melhoram substancialmente na idade 5 anos,mas é esperado que a eficácia total(velocidade,consitência e precisão)da manipulação seja desenvolvida depois dos 7 anos de idade.

Três categoriais de Manipulação:

-Translação
movimento do objeto da palma da mão para as pontas dos dedos ou das pontas dos dedos para a palma da mão.Exemplo:pegar moedas na palma da mão e colocá-las no cofrinho.


-Deslocamento
movimento do objeto que ocorrem entre os dedos,usados para ajustes de um objeto depois que ocorreu a preensão.
Exemplo:segurar uma caneta ao meio e move os dedos para baixo,em direção a sua ponta,para colocá-la em posição apropriada para escrever.


-Rotação Simples ou Complexa
movimento do objeto ao redor de um ou mais eixos.
Exemplo:desenroscar um parafuso ou virar o lápis para usar a borracha


Fonte:Livia Magalhães e Vanessa Barbosa

2 comentários:

  1. Olá Johanna, parabéns por seu blog, adorei!sou fisioterapeuta e aprendi muitas coisas aqui com você, tem dicas preciosas para nossos tratamentos! gostaria de saber se você tem artigos ou sites onde eu possa encontrar mais sobre formas de tratamentos para readiquirir a função da mão? se puder me ajudar ficarei grata.
    Obrigada! (email:jaquelineluciana_pires@hotmail.com)

    ResponderExcluir