segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Postura sentada: a eficácia de um programa de educação para ESCOLAS



Postura correta diz respeito à posição física de um sujeito em determinada situação.
Por exemplo,existe uma postura sentada correta para escrever,usar o computador,jogar videogame ou assistir televisão.

Ter uma postura correta contribui para que a coluna vertebral, que é o eixo central do corpo,se mantenha saudável,sem desvios.

Desde a escola a educação postural deve ser cobrada para que se torne um hábito, evitando problemas na fase adulta.Estar sempre atento à própria postura em todos os momentos é muito importante.

Posturas incorretas permitem que os ossos não se alinhem corretamente, aumentando a tensão nos músculos,nos ligamentos, podendo causar fadiga e dores. Após anos,o mau hábito postural pode causar dores na coluna e outras partes do corpo.


Hábitos posturais incorretos, adotados desde o ensino fundamental, são motivos de preocupação.Pelo fato de serem crianças, e não adultos,o esqueleto está em fase de formação, sendo mais susceptível a deformações e as estruturas músculo-esqueléticas, apresentando menor suportabilidade à carga.

POSTURA SENTADA – manter as costas retas, apoiadas no encosto. Os braços devem estar sobre o apoio da cadeira, e os ombros relaxados. Os pés devem estar no chão ou sobre um apoio. Deve haver um ângulo de 90° dos joelhos em relação aos quadris.

Uma forma de minimizar os efeitos adversos da postura sentada para as estruturas músculo-esqueléticas é o planejamento e/ou replanejamento do ambiente físico, com adoção de mobiliário ajustável a diferentes requisitos da tarefa e às medidas antropométricas individuais.Apenas esta forma de intervenção, contudo,não é suficiente para minimizar o problema.Os programas de treinamentos preventivos
são uma outra forma de reduzir sobre o organismo humano os efeitos da postura sentada.

APOIO DOS PÉS

- Alguns efeitos possíveis da postura sentada nas costas:
1-O que acontece nas costas quando sentamos errados?
2-Quais as possíveis conseqüências da permanência na postura sentada incorreta para as costas.
3-Como podemos reduzir a sobrecarga nas costas?

- Alguns efeitos da postura sentada para as pernas e o pescoço:
1-O que acontece em nosso pescoço quando estudamos sentados errados?
2-O que acontece em nossas pernas quando estudamos sentados errados?
3-Quais as possíveis conseqüências da atividade sedentária para o pescoço e pernas?
4- Como reduzir as posturas extremas e a pouca mobilidade do pescoço durante a escola,no computador,televisão ou videogame?

-Alguns efeitos possíveis e movimentos dos membros superiores na postura sentada:
1-O que acontece com os membros superiores e a postura sentada incorreta?
2-Quais os possíveis efeitos de movimentos e posições na postura sentada para os membros superiores?
3-Como prevenir os problemas descritos para os membros superiores?

Fonte:http://www.scielo.br/pdf/csc/v9n1/19836.pdf

2 comentários:

  1. Olá!!!! Gostaria de saber o que vc acha sobre a exigencia da pega do lapis nas escolas. Esse e um tema que esta precisando de embasamento teórico para mudar um pouco a postura intolerante de alguns sistemas educacionais.

    ResponderExcluir
  2. Olá Johanna,
    Trabalho IMREA/HC-FMUSP e lá temos um programa que se chama Escola de Postura que procura trabalhar as questões de educação postural com pessoas que já possuem algum tipo de dor crônica, neste programa participam o Médico, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta, Psicólogo, Serviço Social, Nutricionista e Educadores Físicos então, ao ver seu post lembrei-me de uma aula que tivemos na semana passada sobre esse programa terapêutico onde discutíamos o quanto a escola é falha nessa educação para o corpo que vc cita no início.
    Temos nas escolas até uma disciplina chamada Educação Física, mas as questões relevantes sobre a educação para o corpo em diversos aspectos, inclusive os posturais não são abordados, atualmente o que vemos é um profissional que leva os alunos para a quadra da escola e lhes dá uma bola. Com certeza se as escolas tivesse em seu programa a preocupação com essas questões teríamos adultos mais saudáveis, um menor gasto na Saúde com doenças crônicas e incapacitantes na vida adulta.

    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir