quinta-feira, 21 de julho de 2011

Características do Transtorno de Processamento Sensorial

Transtorno do processamento sensorial (SPD), anteriormente chamado de distúrbio de integração sensorial (SID diz respeito a estímulos sensoriais

Tratamento para SPD geralmente se concentra em ambiente sensorial rico para a criança, incluindo textura, movimento e sensação profunda.
Questões tátil  

Uma criança com SPD tem uma hipersensibilidade ao toque, reage com desconforto ou dor em relação a determinadas texturas de roupas,toalhas ou cobertor . Ele pode resistir a comer ou tocar certas texturas de alimentos.OU uma criança com menos sensibilidade ao toque pode machucar ou apertar a si mesmo, pode preferir alimentos excessivamente quentes ou condimentados ou tocar bastante em certas texturas.

Questões de vestibular

Transtorno do processamento sensorial vestibular causa dificuldade com as mudanças gravitacionais, movimento, equilíbrio e  posição no espaço. Uma criança com SPD pode ser nervoso em brinquedos suspensos balanços, escorregador, cama elástica ou esbarrar em brinquedos e mobiliário, caminha com cautela em situações aparentemente normais.OU uma criança com SPD pode saltitar, pular, correr não parece nunca ficar tonto,desajeitada e descoordenadas,  pouco habilidade motricidade fina e luta para aprender jogos ou atividades que envolvem movimentos específicos ou esportes.
Questões Oral

Uma criança com aversão a ir ao dentista,  luta com a deglutição determinados alimentos texturizados ou pastosos ou come muito agitado podem sofrer de transtorno de processamento sensorial.OU ele pode mastigar em excesso a comida, mastiga a camisa ou do cabelo ou coloca os objetos em sua boca.(fase oral ocorre até uma ano e meio)


Questões auditivos

Crianças com SPD pode queixa de sons. Ruídos do cotidiano, como um cachorro latindo, liquidificador, encerradeira, batedeira  podem provocar medo e ansiedade. Por outro lado, algumas crianças SPD podem não responder a barulhos altos ou ser incapaz de determinar onde um som se origina.


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