segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Transtorno de Processamento Sensorial - Sinais e comportamentos

 Algumas crianças tendem a se orientar ou responder mais ou menos a determinados estimulos sensoriais.
 Sinais e comportamentos Sugestivos de respostas para estimulos sensoriais

Hiper - resposta sensorial (over-responsivity)
Fica ansioso/incomodado com:
 -texturas de materiais e alimentos
-andar descalço na grama ou areia
-cola ou barro nas mãos
-cortar unhas,cabelo
-cheiros e perfumes
-barulhos,sons inesperados
-usar balanço ou escorregador
-escadas rolantes


Comportamento social
 -agressivo,impulsivo
-irritável,birrento
-pouco sociável
-excessivamente cauteloso
-irrita-se com mudanças,transições


Hiporesposta Sensorial (hipo-responsivity)
Tende a:
 -não chorar quando se machuca,nem reagir a arranhões ou beliscões
-não responder quando é chamado
-não notar quando é tocado
-passividade,prefere atividades sedentárias
-não perceber que está com fome ou com frio
-mostrar pouco interesse por se vestir ou alimentar sozinho

Comportamento Social:
 -passivo,quieto,se isola
-apático,cansa facilmente
-lento,necessita de mais explicações
-tem dificuldades para engajar e manter interações sociais
-distraído,parece viver sonhando acordado.



Procura sensorial (sensory seeking)
são crianças extremamentte ativas motoramente,que parecem estar em constante busca por estimulos intensos.Geralmente,essas crianças são descritas como bagunceiras ou "levadas da breca", pois desafiam o perigo,agindo impulsivamente e sem respeitar regras sociais.
A criança tende a:
 -não parar quieta, sempre se movendo, é dificil ir á igreja ,cinema ou locais onde tenha que ficar parada.
-gostar de brincadeiras brutas,de trombar,cair,bater e se atirar...
-gostar de estimulos mais fortes,balançar,rodar ,música alta, vibração, luzes fortes e comidas temperadas...
-ter pouca noção do perigo,se arrisca, pula de lugares altos, sobe em árvores, escala portas
-colocar na boca ou mastigar objetos


Comportamento Social:
-fica com raiva ou explode quando é interrompida ou tem que ficar quieta
-intenso,exige muita atenção,dificíl de acalmar
-tende a se envolver em situações de risco e a ser considerado "má companhia"
-mais bruto fisicamente,dá abraçõs fortes,agarra crianças menores
-tocar pessoas e objetos,se intrometer na conversa alheia


Fonte: Intervenções de Terapia Ocupacional;Livia de castro Magalhães.

2 comentários:

  1. Meu filho tem 2a10m e eh 95% sensory seeking.
    Faço Dono e TÔ com ele.
    Ele não quase nada exceto:Não,xim (sim),cocô,água, xixi,mãe e pai as vezes.
    Mas fala com o corpo, apontando as coisas que quer, nos leva aonde ele quer algo.
    Gostaria de saber pq eles tem dificuldade na fala?
    E o que posso fazer para aju da e ainda mais meu filho?
    Obg

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