sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Brincar em Casa parte 2

...outras ideias de brincadeiras para crianças que estão aprendendo a brincar com os pais e aprendendo a se comunicar através do contato visual, das ações, sons ou palavras...
"Tocar as partes do corpo com nariz de palhaço"
 Ponha um nariz de palhaço no seu filho e use partes do seu corpo  para  "tocar" o nariz de palhaço como boca, nariz, mão, olho, orelha. O toque deve ser leve e divertido e dar uma chance de que ele perceba que você está chegando mais perto. Fale sobre o que você está fazendo, como Nomeia as partes do corpo. Depois que ele estiver familiarizado com a brincadeira, fique cara a cara e espere seu filho mostrar ou dizer que ele quer.

Esconde-esconde dentro do chapéu
 Ponha um chapéu na cabeça e esconda sob ele uma coisa pequena da qual a criança goste bastante . Ajude-o a adivinhar o que é (dê dicas com sons ou palavras) e então deixe-o tirar seu chapéu para revelar o que está escondido. Depois de conhecer bem a brincadeira, pare com a cabeça no caminho de maneira que o seu filho não possa tirar o chapéu imediatamente. Dê-lhe uma chance de dizer que está debaixo do chapéu.
Faz de conta o Barco
 finja que o caixa de papelão é um barco, mas adicione ações diferentes: gire-o, mova-o rápido ou devagar, faça "ondas" (toalha azul) sobre as quais ele possa passar e acabe a brincadeira derrubando a criança dentro da "água". Quando eles estiver conhecendo a brincadeira, coloque-o dentro do barco e espere que eles digam o que querem . Para a brincadeira ficar mais interessante, você pode mais tarde dar a opção de ter companheiros de barco, como os brinquedos favoritos ou ajudá-lo a fingir que nada até o sofá antes que um "tubarão" o alcance.
                         Hora de assistir televisão dentro do carro (Faz de conta)
Depois da brincadeiras de interação social e aprendizado.A criança pode assistir televisão dentro da caixa de papelão com almofadas e travesseiros para descanso e relaxamento.

Um comentário: