quinta-feira, 4 de junho de 2015

Jogo das Relações para crianças com espectro autista


O Relation Play ou “Jogo das Relações” foi desenvolvido em Inglaterra por Veronica Sherbone entre 1950 a 1990, baseado em estudos de Rudolf Laban.


O Relation Play tem como objetivos desenvolver o auto-conhecimento e auto-confiança, promover a consciencialização do corpo e do espaço e também a comunicação e interacção.

Aplica-se praticamente a todas as idades assumindo-se com maior relevo em crianças com necessidades especiais, nomeadamente em populações com Síndrome de Down, Deficiência Mental e Perturbação Autista.

Estes movimentos apoiam-se numa perspectiva global promovendo o desenvolvimento da criança utilizando movimentos livres, no chão e no espaço onde todos são bem sucedidos à sua maneira.

É uma técnica que consiste numa série de movimentos e jogos que promovem a comunicação corporal, o autoconhecimento, a autoconfiança e a capacidade de relacionamento com o meio ambiente e outras pessoas.
Em todos os movimentos a linguagem corporal, a mímica, as expressões faciais, o toque e o contato ocular estão presentes estimulando uma comunicação não-verbal.
Sendo este movimento desenvolvido para crianças com necessidades especiais contribui essencialmente para a construção da consciência corporal.

Estes exercícios podem ser realizados individualmente ou em dupla  (Giselle C. Taiuni, 2005)
Nas atividades do Relation Play existem diferentes movimentos, nomeadamente os jogos de relacionamento “com”, “contra” e “partilhado”.

Segundo Melo (2001), o Relation Play é um valioso recurso, que possibilita uma agradável interação e envolvimento entre as crianças e o mundo.

Também estudos feitos por Konaka (2006), com o propósito de avaliar a eficácia da técnica Relation Play na socialização em crianças e adolescentes, revelaram melhorias evidentes em relação à capacidade destas conseguirem manter, por um período de tempo mais prolongado e o contato ocular.


Fonte:

http://www.appdalisboa.org.pt/federacao/files/fi_Maio.pdf (Folha Informativa Periódica
Maio de 2005)
http://vivianwmissaglia.blogspot.com/2008/11/jornada-de-psicologia-hospitalar.html
Fisioterapeuta
http://www.ama.org.br/html/inst_prop_rela.php (Associação de Amigos do Autista)


Um comentário:

  1. olá, muito interessante... você pode me indicar alguma bibliografia que trate desse assunto? grato, João

    ResponderExcluir