quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Desenvolvimento tátil dos bebês e dicas de brinquedos e brincadeiras táteis

Para ajudar seu filho a explorar e sentir a sensação tátil (tato são os receptores encontrados na pele e nos pêlos)comece massageando-o diariamente com um certa pressão profunda a sola dos pés e palma das mãos (especialmente se ele for sensivel ao toque). 

Deixe o seu filho começar a tocar brinquedos texturas diferentes com suas próprias mãos e continue sempre proporcionando a ele novas experiências com texturas diferentes - tapete sensorial , fantoches, bonecos de pélucia, bolas texturizadas e escovinhas.
o recém nascido recebe bastante estimulação tátil como banho, contato da pele, alimentação, contato físico como abraço e beijo e mudanças posturais em superficíes diferentes.
Outra dica para os bebês e crianças pequenas que adoram água- fazer barulho com ela, fazer bagunça e os objetos podem flutuar e afundar e até esguichar água.Transforme o banho do dia-a dia em uma experiência sensorial usando espuma ou tintas especiais para criança se pintar na hora do banho. Algumas crianças acham a espuma ou tinta uma experiência muito estranha no começo, Se for o caso, deixe-a de lado e tente com massagem, toque profundo nas partes do corpo  e depois alguns brinquedos com texturas. Nunca force o estimulo tátil no seu bebê.
Dica para os bebês Saco ziplock com tinta
Saco ziplock com gel de cabelo, corante e brinquedos pequenos




4 comentários: