sábado, 9 de abril de 2016

Estratégias sensoriais dentro da sala de aula para facilitar o processo aprendizagem

Nas atividades de sala de aula exigem muito tempo concentração e um tempo longo de permanência na posição sentada, podemos observar que alguns alunos são bastante atentos, outros que não estão olhando ou fazendo a tarefa proposta,outros que, por sua vez, estão movimentando suas pernas, escutando um ruído externo, olhando os cartazes na parede, pegando lápis e estojo de outras crianças. Para algumas crianças,manter atenção em posição sentada é extremamente difícil.

Algumas estratégias sensoriais dentro da sala de aula são bastante funcionais para alunos ficarem atentos e permanecer na postura sentada 

Mesa e cadeira na altura correta da criança são importantes para ajudar os alunos a manter a concentração e proporcionar postura adequada. A má postura pode ocasionar não somente cansaço físico e a desatenção.
 Elásticos na cadeira são indicados para crianças com as pernas inquietas. A resistência do elástico diminuiu inquietação e ansiedade de certas crianças
Bolinhas de tênis nas pernas da cadeira para diminuir ruídos dentro da sala de aula. Importante para crianças hipersensibilidade auditiva.
Rotina na sala de aula (fotos, imagens ou escrito) devem ser sinalizados de forma clara e precisa para o aluno. Ajuda a organização da sala de aula, alunos e atividades propostas.
os brinquedos e materiais dos alunos devem ser organizados em caixas sinalizados com fotos, imagens ou escrito para maior organização do ambiente e das atividades.







Nenhum comentário:

Postar um comentário